Câncer de Boca

Câncer de Boca

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, essa doença já ocupa 7° Lugar no País em número de casos diagnosticados. Em 2008, ela foi responsável por seis mil mortes no Brasil e estima-se que este ano , deverão ser diagnosticados mais 14 mil novos casos.

O que é o câncer de boca?

A boca é sede de inúmeras doenças e, entre elas , está o câncer. Na cavidade bucal, o tipo histológico (células e tecidos) mais freqüentemente diagnosticados é denominado de Carcinoma Epidermoide. No entanto, outros tipos cânceres, da família dos sarcomas, linfomas, leucemias, tumores de glândulas salivares e melanoma são também diagnosticados.

Quais as principais causas?

Não há causas ainda definidas, mas há diversas hipóteses, como o acometimento viral, fatores externos (radiação solar), baixa imunidade, anemias, predisposição hereditária, fumo, traumas locais, má higiene, entre outras teorias. A hipótese mais aceita hoje é a de que o câncer tem etiologia multifatorial.

Quem é mais suscetível?

Ele é mais comum em pessoas com idade superior a 40 anos, que tenham i vício de fumar , consumir álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Como identificá-lo?

O câncer presente na cavidade bucal muitas vezes não apresenta sintomas dolorosos seu no início.Pode aparecer clinicamente como uma mancha avermelhada ou branca, indolor, uma úlcera que não cicatriza , um dente com mobilidade, uma alteração de volume, gengiva com sangramento. São pequenos sinais que devem ser observados ou descobertos com um auto-exame ou no consultório odontológico, mas sem deixar de recorrer ao especialista se alguma alteração for detectada. Para realizar o auto-exame, localiza-se em frente ao espelho e observe se há alteração na cor da pele da mucosas, caroços, feridas e outros sinais antes não notados.Puxe o lábio inferior para baixo e apalpe-o, em seguida repita com o lábio superior. Afaste a bochecha para examinar a parte interna, examine o céu da boca e puxando a língua para esquerda, observe a lateral dela e depois repita o procedimento para o lado direito.

Quais o tratamento?

Ele vai depender do estágio em que o câncer se encontra ao ser diagnosticado e do seu tipo histológico. Radioterapia e quimioterapia são as modalidades terapêuticas utilizadas, associadas ou isoladamente. Em casos em que o câncer está em estágio mais avançado, indica-se a cirurgia oncológica, que consiste retirada dos gânglios linfáticos comprometidos. Em tumores grandes e que atinjam áreas inoperáveis, é indicada a . radioterapia.

Como posso preveni-lo?

Evite bebidas alcoólicas, fumo, próteses dentárias mal adaptadas e dentes fraturados. Mantenha hábitos saudáveis , evite situações estressantes e, claro, faça uma higiene bucal perfeita.

%d blogueiros gostam disto: