Odontopediatria

As visitas aos dentistas devem ser feitas desde crianças. Para atrair e conquistar clientes cada vez mais novos, a o CIOG conta com odontopediatras tarimbados e capazes crianças de todas as idades.

O que é odontopediatria?

É uma especialidade da odontologia que trata dos problemas bucais da gestante até crianças de 12 anos, assim como prevenção.

Quais os cuidados nessa idade?

A escova tem de ter cabeça pequena, cerdas macias e do mesmo tamanho para conseguir atingir todas as áreas dos dentes infantis. Este é um cuidado necessário porque as crianças não tem muita habilidade na escovação. A pasta de dente deve ser sem flúor para crianças de até quatro ou  cinco anos, dependendo da maturidade. Até os 12 anos, a criança pode usar pasta infantil comum encontrada nos mercados e só na pré-adolescência indica-se a pasta de adulto. Também é importante orientar o responsável pela criança a desenvolver o hábito da escovação, principalmente à noite, após a última refeição.

Quando deve-se procurar um?

Como o ideal é não deixar o problema aparecer, o mais indicado é agendar uma consulta de avaliação e orientação de prevenção, pois nessa situação a criança não está com dor e o profissional consegue mostrar para elas que são aliados contra o “bichinho da cárie.”

Qual a vantagem em tratar com um odontopediatra?

Não causar traumas na vida adulta. O tratamento dentário é dolorido em qualquer idade, mas quando as pessoas sofrem um trauma muito grande, a tendência é que crie uma resistência e nunca mais queira voltar, o que pode levar os problemas mais graves. No atendimento às crianças, usamos equipamentos um pouco menores para se adaptar ao tamanho e temos algumas técnicas de psicologia para conseguir realizar o tratamento de maneira mais tranqüila, principalmente usando brinquedos para distrair, enquanto realizamos o procedimento.

Quais os tratamentos mais procurados?

Restaurações, tratamento endodôntico (canal) de dentes de leite realizado em uma única sessão com material especial que é reabsorvido pelo organismo para não atrapalhar o processo de formação do dente permanente esteja completa para não comprometer a formação permanente.

Quais as melhores maneiras de prevenir problemas bucais?

Escovar os dentes logo após comer doces e guloseimas. Também é interessante fazer tratamento ortodôntico preventivo, pois, existem pacientes que herdam os dentes grandes do pai e a boca pequena da mãe ou não possuem espaço para alinhamento dos dentes. Enquanto tem crescimento ósseo em crianças e possível instalar aparelhos ortopédicos que auxiliam no direcionamento do crescimento evitando extrações de dentes sadios para obter espaço para alinhamento na idade adulta.

%d blogueiros gostam disto: